Exames

Realizamos em Montes Claros com modernos equipamentos o que garante um resultado rápido, preciso e com excelência.

2fcc429a-98e9-46a5-b217-a61c4fb2f176.jpg

Cistoscopia

É um método de exame endoscópico utilizado para diagnóstico de diversas patologias da bexiga e da uretra. É realizado por urologista e sua principal indicação é para a investigação de hematúria (sangramento na urina). Pode ainda ser utilizado para investigação de sintomas urinários do trato inferior ocasionado, por exemplo, por estenoses de uretra ou na síndrome da bexiga dolorosa, para estudo de fístulas e litíases vesicais. A cistoscopia também pode ser utilizada para intervenções: como para retirada de cateter duplo jota ou para injeção de toxina botulínica no músculo detrusor em situações de bexiga hiperativa refratária aos tratamentos de primeira linha.

Tumor vesical no meato ureteral identificado por Cistoscopia

Estudo Urodinâmico

O estudo urodinâmico ou avaliação urodinâmica é um exame invasivo cujo objetivo é avaliar o funcionamento do trato urinário inferior nas fases de armazenamento e de esvaziamento. Este exame é capaz de demostrar em números e gráficos como está sendo o armazenamento de urina pela bexiga (em altas ou baixas pressões) e se a micção está ocorrendo de forma adequada.

Distúrbios das fases de armazenamento e/ou esvaziamento podem se manifestar com sintomas urinários como jato fraco, retenções urinárias, incontinência, urgência miccional, micções diurnas ou noturnas frequentes, além de dor ao urinar.

Existem indicações diversas para a realização deste exame, dentre elas temos o aumento da próstata que pode acarretar resistência ao fluxo urinário, incontinência urinária em homens e mulheres e pacientes com lesões neurológicas. Todas essas indicações passam pela avaliação e solicitação do médico urologista e/ou uro-ginecologista.

Estudo Urodinâmico e Cistoscopia Montes Claros | Dr Thiérry Vinícius Urologista